SOS - Vamos salvar o nosso planeta?
Caros Leitores,
Espero que todos estejam bem e com saúde!
Sou Jaqueline Lima, nascida e criada em São Paulo, Brasil. Turismóloga de formação pela USP. Tenho 35 anos e atualmente trabalho com educação internacional. Prazer!
Vivemos hoje numa CRISE: sanitária, devido a pandemia, causada pela COVID-19, que está neste momento, com uma nova variante, a OMICRON, que vem nos deixando novamente preocupados, quanto ao nosso presente.
No Brasil, estamos sendo governados por um presidente negacionacionista e sem juízo, com muitas pessoas sem comida no prato, e sem emprego para sustentar a sua família com dignidade, e além disso com o planeta Terra pedindo Socorro, e em meio a vários colapsos, e desastres naturais, que estamos vivenciando.
As pessoas atualmente estão com medo, inflamadas, mas fazendo o seu melhor com os recursos que tem, enfim, mas eu não sei vocês, mas eu, Jaqueline Lima, quero garantir que o nosso planeta se regenere e que os meus filhos e netos tenham comida, água e um ar digno para poderem viver. Mas, eu não posso fazer isso sozinha. Preciso que cada um de vocês me ajudem nesta jornada.
Este blog tem como objetivo fazer reflexões, dar dicas de como podemos ter qualidade de vida, bem-estar, mudança de hábitos saudáveis, alimentação saudável e desenvolvimento sustentável.
O nosso mapa para termos tudo isso, e se comprometer com algo que é responsabilidade de todo o ser humano do planeta TERRA, é a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU .
Você conhece, já ouviu falar?
Em suma, é um pacto global realizado pelo Brasil com 192 países, que se compromentem em até 2030 cumprir com 17 objetivos (ODS), nada simples, entre eles a erradicação da pobreza, gestão sustentável dos recursos naturais, através de medidas urgentes sobre a mudança climática, consumo responsável, entre outros. Na figura abaixo, você poderá conhecer quais são eles:
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-09/paises-adotam-na-onu-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel
Coloco aqui algumas dicas e provocações:
Qual planeta você quer viver ou deixar?
Fonte: http://www.unesc.net/portal/blog/ver/53/38139
Alimentação Plant Based - propõe uma dieta com mais verduras, legumes e frutas e menos proteína animal:
Fonte:https://www.asbeiras.pt/2019/10/alimentar-o-planeta-em-2050-exige-dieta-com-menos-carne-e-mais-verduras/
O convite está feito, vamos cuidar da nossa morada? Os recursos dela estão se esgotando, e ela precisa da gente, mas nós precisamos mais dela ainda.
Vamos nessa?
Abraços,
Jaque Lima
Comentários
Postar um comentário